Crianças vão receber carteiras de identidade com símbolo do autismo no Pilar

O Cine Pilarense foi palco, nesta quinta-feira (07), de uma importante ação voltada a dezenas de crianças com autismo. É que, em parceria com o Instituto de Identificação, a Prefeitura do Pilar viabilizou a confecção de novas carteiras de identidade com o símbolo do autismo. O documento vai facilitar o acesso da pessoa autista a uma série de direitos – um deles é o atendimento médico prioritário, como preconiza a lei.

O Transtorno do Espectro Autista (TED) se configura quando há algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, além do estreito interesse por atividades que são únicas para o indivíduo, sendo realizadas de forma repetitiva.

Inicialmente, 50 jovens pilarenses foram contemplados nesta primeira fase da campanha. Na próxima semana, será a vez de o instituto colher os dados dos demais, totalizando 76 crianças, todas devidamente matriculadas na rede pública de ensino, como explica Gabriela Leão, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Disponibilizamos toda a estrutura necessária para que essas crianças se sentissem em casa. Teve apresentação teatral e sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante. E ser identificado como autista garante assistência prioritária em todos os lugares. Além do mais, ações como a de hoje ajudam a desmistificar o tema, de modo que a carteira também vem para alertar as pessoas a terem mais atenção com este público”, analisou.

Mãe da pequena Lais, de 5 anos, Andreza Vieira atesta a importância da iniciativa. “A identificação do autismo traz muitos benefícios. Ela [Lais] já tinha o RG, mas, agora, vou usar a nova identidade sempre que precisar”, disse a dona de casa, que deve receber o novo documento ainda este mês.

Já Mirian dos Santos é mãe do Kelvion, de 3 anos. Ela explica como é lidar com uma criança autista, destacando a atenção dispensada pela equipe da Creche Padre Eduardo, onde estuda o garoto. “É preciso apenas um pouco mais de zelo. Na escola, meu filho conta com o apoio de um profissional capacitado, e é por isso que confio em toda a equipe”, afirmou.

Secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, por sua vez, lembra que o Município dispõe de seis salas de recursos multifuncionais criadas com o objetivo de promover um atendimento educacional especializado, fornecendo condições de acesso à aprendizagem e potencializando o ensino dos alunos com deficiência.

“Nós temos um olhar singular para cada estudante, realizando reuniões periódicas com os pais ou responsáveis, além de visitas domiciliares. Todos, sem exceção, recebem assistência psicossocial, tendo acesso também a consultas e exames de que necessitam. Esse cuidado é prioridade na gestão do prefeito Renato Filho”, emendou o secretário, destacando o alcance da parceria com o Instituto de Identificação.

Quem também esteve no Cine Pilarense para acompanhar mais uma ação de interiorização do instituto foi o superintendente do órgão, Anízio Amorim. “A cidade do Pilar já possui uma parceria antiga com o instituto, e ela só cresce desde a instalação do Centro Integrado de Segurança Pública no município. Hoje, mais uma vez, fortalecemos essa integração com a prefeitura por meio deste projeto. Além da inclusão da fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do autismo, Alagoas é o único estado do país que emite a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) também com o código da Classificação Internacional das Doenças, o CID”, explicou.

O documento com o símbolo do autismo foi instituído pelo decreto 9.278/2018. Ele pode ser emitido em todo o território nacional desde março deste ano. Já o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 02 de abril.