Ex-catador de latinhas e empresário de sucesso, Geraldo Rufino destaca gestão empreendedora no Pilar: ‘Empresa que cuida de gente’
O lançamento do programa Qualifica Mais Pilar, realizado na noite dessa segunda-feira (08), no ginásio do Complexo Esportivo Professor Edson Maia, foi um sucesso. E a grande atração da noite ficou por conta da palestra ministrada por Geraldo Rufino, que começou a vida como catador de latinhas na periferia de São Paulo, mas quebrou paradigmas até se tornar o presidente da maior empresa de reciclagem de veículos da América Latina, a JR Diesel.
Convidado para relatar seu exemplo de perseverança e empreendedorismo, Rufino disse ter se encantado com a iniciativa, destacando o foco na oferta de oportunidades. Com o Qualifica Mais Pilar, a Prefeitura garantiu duas mil vagas em dezenas de cursos profissionalizantes.
“Percebi, logo de cara, que as pessoas são felizes no Pilar, cuja estrutura não se vê, inclusive, em grandes centros desse país. Isso aqui é uma empresa que tem dono, que entende a importância de seus colaboradores e que trabalha para a família, para as pessoas. É uma terra de oportunidades, de gente que faz e acredita. E quando se prioriza as pessoas, a transformação está feita. Empreender no serviço público também é isso. É servir e proteger”, afirmou o empresário.
Quem também prestigiou o lançamento do programa foi a diretora da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Morgana Tavares, parceira do Qualifica Mais Pilar. “É o maior programa de qualificação da história de Alagoas. E isso também se deve ao empenho da deputada estadual Fátima Canuto, que reivindicou os cursos junto ao presidente [da Faeal] Álvaro Almeida”, disse Morgana.
O outro parceiro da iniciativa é o Senai, que esteve representado pelo consultor de negócios Sanderson Leite. Ele referendou o alcance do programa e adiantou que, em breve, os alunos já irão receber seus certificados de conclusão de curso. “Estamos muito felizes porque este é um trabalho feito a várias mãos e que vai transformar a vida de muita gente”, resumiu o consultor.
Já o prefeito do Pilar, Renato Filho, recordou o esforço inicial da gestão em combater, prioritariamente, o problema da insegurança alimentar. “Foi quando, vencida esta etapa, partimos para a oferta de oportunidades. Trouxemos esses cursos para que o pilarense possa, por exemplo, trabalhar no nosso Hospital do Futuro. E, paralelamente, também vamos garantir crédito, por meio do Banco do Povo, para quem quiser empreender, colocando em prática tudo aquilo que aprendeu”, discursou Renato, destacando, ainda, a contribuição do palestrante da noite.
“Conheço a história do Geraldo já de muito tempo. Ele que começou de baixo, foi à luta e, hoje, é um empresário de sucesso. Mostra que todos nós somos capazes de realizar os nossos sonhos. Basta acreditar. Quando ainda discutíamos o lançamento desse programa, não pensei em outra pessoa que não fosse o Rufino para conversar com os pilarenses. Como ele mesmo diz, sempre é tempo de buscar o melhor, e é isso que esses alunos estão fazendo”, emendou o prefeito.
E quem não vê a hora de voltar a estudar é Maria Agostini, que se inscreveu no curso de corte e costura, cujas aulas têm início na próxima segunda-feira (15). “Já estou ansiosa. Minha bisavó era costureira, e acho que também levo jeito. Sou uma curiosa e, agora, também quero fazer o curso de montagem e manutenção de computadores. Estou desempregada, mas espero aproveitar ao máximo essa oportunidade para conseguir um emprego com carteira assinada ou mesmo abrir meu próprio negócio”.