Pilar encerra Agosto Lilás com homenagens a mulheres alagoanas
O auditório do Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, foi palco, nessa segunda-feira (29), da cerimônia de encerramento da campanha “Mulher, você não está só”, alusiva ao Agosto Lilás. Durante a Noite Lilás, 18 personalidades – entre lideranças femininas e cidadãs pilarenses – foram homenageadas com o Prêmio Margarida Peixoto, criado em 2021 para reconhecer a bravura da mulher alagoana.
O espaço foi especialmente decorado para a solenidade aberta de forma oficial pela vice-prefeita Ivanilda Rodrigues, que, na oportunidade, representou o prefeito Renato Filho, destacando o alcance da iniciativa.
“O prêmio leva o nome da esposa do ex-prefeito José Gomes Peixoto porque foi Margarida, devota de Nossa Senhora do Pilar, quem auxiliava as mulheres quando ainda não existia Assistência Social em nosso município”, afirmou Ivanilda, a quem coube entregar o prêmio conferido à deputada estadual Fátima Canuto, idealizadora da Casa da Mulher Pilarense e uma das homenageadas da noite.
A deputada, por sua vez, agradeceu ao prefeito Renato Filho por ter abraçado a ideia da Casa da Mulher. “Nós tínhamos esse desejo de viabilizar um espaço capaz de garantir, entre outras coisas, o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama. E a equipe da Casa da Mulher foi escolhida a dedo para que pudéssemos ofertar um atendimento de excelência”, discursou Fátima Canuto, autora de várias leis voltadas à proteção da mulher, como o “Código do Sinal Vermelho”.
No Pilar, a campanha focou a importância não apenas da denúncia, mas também, e principalmente, do acolhimento integral dispensado à mulher vítima de violência. E não faltou testemunho emocionante para atestar o apoio da Prefeitura. “Se eu estou viva hoje é porque fui encorajada a me separar após doze anos de um relacionamento abusivo”, disse uma usuária da Casa da Mulher.
Advogada e presidente da Associação para Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência (AME), Júlia Nunes também foi homenageada e parabenizou a gestão do prefeito Renato Filho, ressaltando a importância de o município ter capacitado seu servidor e instituído a sua própria Patrulha Maria da Penha – a guarda municipal Ana Karina Barbosa, coordenadora da Patrulha, esteve entre as homenageadas.
“Estou muito feliz por este momento. É uma honra ser lembrada nesta premiação. Conheço de perto o trabalho desenvolvido na Casa da Mulher Pilarense, e o meu sonho é que espaços como este possam ser abertos em todo o estado, com a mulher encontrando tudo o que precisa em um só lugar. Sou apartidária, mas preciso aplaudir a deputada Fátima e parabenizar o prefeito Renato pelo trabalho que vem fazendo em prol da mulher pilarense”, destacou a presidente da AME.