Pilar recebe evento para debater atenção ao idoso e desenvolvimento na primeira infância
O Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, foi palco de mais um importante evento nesta quinta-feira (24), quando assistentes sociais de várias regiões do estado se reuniram para debater políticas públicas voltadas à primeira infância e à pessoa idosa. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que, por meio do projeto “Seades com Você”, vem percorrendo os municípios alagoanos com o objetivo de estabelecer práticas integrativas e aprimorar a rede de proteção ao cidadão.
O encontro foi aberto com um poema recitado pelo diretor do Cine Pilarense, Sérgio Moraes, destacando as potencialidades do Pilar. Na sequência, um coral de crianças assistidas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) emocionou a todos com o hino da cidade que festeja 150 anos neste mês de março.
Secretária municipal de Assistência Social, Mônica Benvindo fez um balanço das ações da pasta e ressaltou o alcance do encontro desta quinta-feira. “A integração entre as secretarias é indispensável. Temos uma equipe muito competente, que nos dá todo o apoio necessário e é apaixonada pelo que faz. A pandemia nos trouxe desafios enormes, o que só reforça a importância de eventos como o de hoje, permitindo que possamos trocar experiências e, portanto, aperfeiçoar o nosso trabalho”, discursou a gestora.
Já Fabiana Pessoa é secretária de Estado da Assistência Social e falou sobre os dois temas centrais do evento: o Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e a atenção à primeira infância. “O governo federal lançou o Criança Feliz, mas Alagoas tem o Criança Alagoana, que não se resume a um programa de transferência de renda. Longe de ser apenas um cartão, o CRIA é uma iniciativa com foco em saúde, educação e assistência social que já acolhe quase duzentas mil famílias, estimulando o empoderamento feminino e a geração de emprego e renda”, salientou a secretária, que também visitou a Praça do CRIA recentemente inaugurada no Pilar.
Agora, reforça a secretária, as equipes da Seades realizam um mutirão para fazer com que todos os 102 municípios alagoanos assinem o Pacto da Pessoa Idosa, cujo objetivo é implementar políticas públicas que visem à promoção e à defesa dos direitos da pessoa idosa, como prevê o Estatuto do Idoso. “Precisamos nos aprofundar nessa discussão. Afinal, os órgãos estatísticos apontam que, dentro de quarenta anos, os idosos serão trinta por cento de toda a população brasileira”, ponderou.
Quem também participou do encontro foi a deputada Fátima Canuto, que, na oportunidade, representou o prefeito do Pilar, Renato Filho. Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Família e Direitos da Mulher, Canuto lembrou o trabalho à frente da comissão e deu as boas-vindas aos participantes, parabenizando a todos pela organização do evento.
“Na Assembleia Legislativa, requeremos a criação da patrulha do idoso, como já ocorre à Patrulha Maria da Penha, além do manual de prevenção de quedas da pessoa idosa. No Pilar, inclusive, o prefeito Renato Filho já instituiu sua própria Patrulha Maria da Penha para fortalecer, por meio da Guarda Municipal, a assistência prestada à vítima de violência, seja física, psicológica ou mesmo patrimonial. Some-se a isso os programas sociais, que são diversos, como o Plantando o Futuro, que garante merenda escolar de qualidade para os alunos da rede pública, o Prato Cheio e o Bolsa Viva Bem, que, juntos, assistem quase cinco mil pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou a parlamentar.
Além dos técnicos das secretarias de Assistência Social, o encontro contou, ainda, com as presenças da vice-prefeita do Pilar, Ivanilda Rodrigues, do secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, e da coordenadora técnica do CRIA, Aline Rodrigues.