Renato Filho recebe apoio de Lira para viabilizar pagamento de seguro defeso

O prefeito do Pilar, Renato Filho, esteve em Brasília-DF, na tarde desta terça-feira (30), para um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com quem debateu um tema de extrema importância: o pagamento do seguro defeso, e não apenas para pescadores da cidade do Pilar, mas também para todos os que sobrevivem da pesca no complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba.

Acompanhado do secretário municipal de Governo, Paulo Santos, e de representantes da Colônia de Pescadores Z-8, o prefeito reafirmou a necessidade de se buscar o benefício junto ao governo federal. No último mês de julho, o presidente da Câmara esteve no Pilar para tratar do assunto, ocasião em que assumiu o compromisso de defender os trabalhadores.

Juntos, prefeito e deputado ouviram as demandas de pescadores e marisqueiras da região, que não recebem o benefício do governo concedido durante o período de defeso, ou seja, quando a pesca é proibida. “É inexplicável ouvir dizer que aqui não existe peixe originário da Manguaba. Os pescadores não podem continuar sendo prejudicados dessa forma, já que, durante o período de reprodução das espécies, todos enfrentam privações”, disse, naquela oportunidade, Arthur Lira.

Aos presentes, o parlamentar se comprometeu em dar encaminhamento à pauta que vai beneficiar milhares de famílias alagoanas. “Até a próxima quinta-feira, quando estarei retornando para Alagoas, já deveremos ter um quantitativo de pessoas a serem beneficiadas, bem como um encaminhamento para resolvermos a situação desses trabalhadores”, disse o presidente da Câmara.

Durante o encontro, Renato Filho, por sua vez, lembrou que esta pauta já vinha sendo defendida pela deputada estadual Fátima Canuto. Foi a parlamentar, inclusive, quem sugeriu ao prefeito do Pilar que viabilizasse um auxílio financeiro para centenas de pescadores e marisqueiras prejudicados por ocasião das fortes chuvas em Alagoas, já que, devido ao mal tempo, os trabalhadores acabaram impedidos de se lançar à Lagoa Manguaba.

“Viemos reforçar o nosso compromisso com esses trabalhadores, e sempre contando com o importante apoio do deputado Arthur Lira, que tem nos ajudado muito até aqui”, disse o prefeito.