Conferência debate plano municipal de cultura do Pilar

Ascom Pilar

Pilar caminha a passos largos no sentido de consolidar seu próprio plano municipal de cultura. Prova disso é que, no último final de semana, o Espaço Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, foi palco da 1ª Conferência Municipal de Cultura do Pilar, encontro que reuniu mais de 150 fazedores de cultura e representantes do Poder Executivo Municipal para um amplo debate sobre práticas que fortaleçam a atividade cultural.

De acordo com a diretora da Casa da Cultura Arthur Ramos e presidente do Conselho Municipal de Cultura do Pilar, Ruthnéa Camêlo, o evento foi uma excelente oportunidade de os participantes, entre delegados, convidados e observadores, discutirem um novo jeito de fazer política cultural em Alagoas. O encontro também definiu os delegados do município que irão participar da 5ª Conferência Estadual, que acontece em dezembro, em Maceió.

“A nossa conferência teve início ainda no mês de setembro, quando realizamos, durante três dias, as chamadas pré-conferências. Com elas, buscamos ouvir a sociedade civil sobre temas relativos à cultura local. Dessa forma, elaboramos propostas para serem discutidas ao longo do evento, que também contou apresentações artísticas e palestras sobre temas como economia criativa e preservação do patrimônio histórico, além do fomento às manifestações culturais. Foi, sem dúvida alguma, um momento ímpar para o nosso município”, avaliou Ruthnéa.

A diretora explica, ainda, que as discussões travadas durante a conferência miram a aprovação do plano municipal de cultura em 2024, fazendo com que o Município possa não só estabelecer, mas também cumprir metas para os próximos 10 anos.

O presidente da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), João Lemos, também marcou presença e, na ocasião, ressaltou o alcance da iniciativa. “É um grande prazer poder participar de um momento como esse, em que o tema central foram a democracia e o direito à cultura. É dessa forma que se encontra ideias para reverberar a atividade cultural em nosso estado e, consequentemente, em todo o país”, disse o também jornalista.

Prefeito de Pilar, Renato Filho, por sua vez, destacou a qualidade dos debates que também contaram com a contribuição de palestrantes como o coordenador do Fórum Nacional do Forró Raiz de Campina Grande-PB, Alfranque Amaral. “É sempre muito gratificante recebermos eventos dessa natureza. Somente assim é que valorizamos tudo o que temos de melhor, sem nunca esquecermos de onde viemos e aonde queremos chegar”, declarou o prefeito.