Missa e procissão marcam entrega de novo santuário à população pilarense

A tarde e noite dessa terça-feira (18) entraram para a história do Pilar, onde dezenas de pessoas participaram da reinauguração da Capelinha de Santa Dulce dos Pobres. Abandonado há décadas, o santuário recebeu várias benfeitorias que, no entanto, mantiveram as características originais do espaço. E já tem gente querendo se casar na capela, comprovando, assim, o encanto pelo mais novo cartão postal da cidade.

As festividades começaram com uma procissão que saiu do Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto, seguindo até a capela localizada da Avenida Otacílio Cavalcante. A missa solene, por sua vez, foi celebrada pelo padre José Cícero Silvestre, da Paróquia de Nossa Senhora da Graça. Ele também prestigiou o descerramento da placa, destacando o alcance da iniciativa da Prefeitura.

“Este local foi restaurado para que possamos pedir perdão a Deus e refletir sobre nossas atitudes, mas também para contemplarmos a arquitetura da capela. E já conclamo a população a zelar por este patrimônio tão importante não apenas para a comunidade católica. Afinal, Santa Dulce dos Pobres dedicou sua vida àqueles que mais precisam”, afirmou o religioso, que parabenizou o prefeito Renato Filho, bem como a deputada estadual Fátima Canuto.

Isso porque foi a parlamentar quem idealizou a restauração, dispensando especial atenção a cada detalhe da obra. “Antes mesmo da conclusão, já havia gente querendo se casar diante da Santa Dulce dos Pobres. Inclusive, na Assembleia Legislativa, consegui aprovar uma lei para criação de comenda que leva o nome da Irmã Dulce. Esta honraria deverá ser entregue a pessoas físicas e jurídicas com reconhecido trabalho em favor dos mais necessitados”, disse a parlamentar, que também acompanhou toda a procissão.

Já o secretário municipal de Educação e Cultura, Clewinho Cavalcante, reforçou que a capelinha é mais um grande feito da atual gestão.

“Existe um Pilar antes do prefeito Renato, e um Pilar depois do Renato Filho. Nossa cidade se desenvolve em todas as áreas, e esta obra é mais uma demonstração do compromisso de todos para com o bem-estar do povo pilarense. Some-se a isso o apoio da deputada Fátima Canuto. Só temos a agradecer por tamanho carinho, por termos uma deputada pilarense e devota de Nossa Senhora”, discursou o secretário.

Por fim, houve também quem quebrasse o protocolo da liturgia para confirmar o sentimento de gratidão dos pilarenses. “Que Nossa Senhora do Pilar cubra de bênçãos o prefeito Renatinho, por tudo o que ele e sua família têm feito pela nossa cidade”, disse a oradora Severina Martins.