Procissão e show pirotécnico marcam Festa de Nossa Senhora do Pilar

Emoção. Esse foi o sentimento que dominou os corações dos fieis que prestigiaram, nessa quinta-feira (02), as comemorações alusivas à Nossa Senhora do Pilar. Em mais uma grande demonstração de fé, milhares de pessoas saíram em procissão pelas principais ruas da cidade de Pilar, acompanhando, ainda, a missa solene na Igreja Matriz. Teve até show musical para encerrar a noite de muita devoção.

Tradicionalmente, a festa – que já entrou para o calendário turístico e de eventos oficiais do Estado de Alagoas – tem início ainda no mês de janeiro, com a famosa Procissão do Mastro. E como de costume, a Prefeitura Municipal preparou uma programação recheada de atrações culturais, entre elas, o Boi do Canário – Patrimônio Imaterial de Pilar – e o Guerreiro Treme Terra Pilarense, do mestre e comendador Edivar Vicente Feitosa.

O ápice das festividades acontece no dia de Nossa Senhora do Pilar, 02 de fevereiro, quando os fieis – inclusive de outras cidades – se concentram à porta da Igreja Matriz, de ondem partem em procissão. Este ano, após a missa ministrada pelo pároco Roniel Ferreira, o encerramento dos 12 dias de festa coube ao cantor mineiro Davidson Silva – que se apresentou no palco localizado em frente à igreja, na Praça Floriano Peixoto.

“A festa de Nossa Senhora tem uma representatividade muito grande. Ela sempre atrai milhares de fieis do Pilar e região. Não à toa, construímos uma imagem da nossa padroeira na parte alta da cidade, que, em breve, terá a maior estátua de Cristo do mundo. Assim como acontece à espinha do peixe bagre, que retrata Jesus crucificado, de um lado, e o manto de Nossa Senhora do outro, também teremos Cristo e a excelsa padroeira juntos, agora, no Alto do Santo Cruzeiro”, afirmou o prefeito de Pilar, Renato Filho, destacando a importância do turismo religioso para o município.

Outra atração foi o parque de diversões montado no mesmo espaço, garantindo, assim, a alegria da garotada. Os comerciantes, por sua vez, também tiveram a oportunidade de trabalhar durante a festa, graças à estrutura com tendas e barracas. Teve muita comida típica e artesanato local, a exemplo da espinha do peixe bagre, patrimônio cultural imaterial de Pilar.

História

Você conhece a história de Nossa Senhora do Pilar? Dizem que ela foi avistada pelo pescador Thiago, há 2000 anos, logo após a morte de Jesus, quando Maria pediu aos discípulos que fossem pelo mundo e pregassem o Evangelho.

Ele seguiu sua missão e quando chegou em terras espanholas, em Saragozza, teve uma visão de Nossa Senhora num Pilar. Thiago, então, compreendeu que ali deveria ser edificada uma igreja, que hoje é a monumental Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Postado em 03 de fevereiro de 2023