Em live com Arthur Lira, prefeito Renato Filho e deputada Fátima Canuto pedem R$ 50 milhões para a Ufal: “Dívida com a ciência”

A importância de se recompor o orçamento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – que, assim como outras instituições de ensino superior do país, vem sofrendo com a falta de recursos para infraestrutura e investimento em pesquisa – foi um dos temas de encontro, realizado nesta quinta-feira (1º) e transmitido ao vivo pelo Instagram, entre o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, a deputada estadual Fátima Canuto e os prefeitos do Pilar e Atalaia, Renato Filho e Ceci Rocha, respectivamente.

Na oportunidade, Renato Filho destacou a urgência da pauta, solicitando o apoio do presidente da Câmara no sentido de garantir, no Orçamento de 2023, recursos na ordem de R$ 50 milhões. “Nós temos uma dívida muito grande com a ciência. A Ufal tem muitos projetos importantes que, infelizmente, encontram-se parados. Precisamos, portanto, garantir que a União realize os investimentos de que a universidade tanto necessita”, disse o prefeito.

Já a deputada Fátima Canuto reforçou a solicitação ao destacar que, em 2021, a Ufal sofreu um corte de aproximadamente 30% no orçamento de custeio, comprometendo, inclusive, o pagamento das bolsas de extensão. “Esse contingenciamento prejudicou demais a universidade. Por isso é que contamos com o apoio do deputado Arthur Lira para mudarmos essa realidade”, emendou a parlamentar.

Em resposta, Lira garantiu abraçar a causa, já sugerindo um encontro, a ser realizado na próxima semana, com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo. “Vamos, sim, trabalhar para que a universidade seja uma das pautas prioritárias no Orçamento do ano que vem”, assegurou o deputado.

Durante a transmissão ao vivo, o presidente da Câmara também falou sobre outras demandas, a exemplo do pagamento do seguro defeso para pescadores não apenas do Pilar, mas de todos os municípios banhados pelas lagoas Mundaú e Manguaba, como defendido pela deputada Fátima Canuto. “Liguei hoje para o Ministro da Agricultura [Pecuária e Abastecimento], Marcos Pontes, para que a gente também avance com esta pauta”, revelou o presidente da Câmara.

No mesmo encontro, Renato Filho, Fátima Canuto e Ceci Rocha agradeceram ao deputado Arthur Lira, reafirmando a parceria que tem ajudado Pilar e Atalaia a se desenvolverem cada vez mais. “O deputado Arthur Lira tem nos auxiliado muito com recursos, principalmente, para as áreas da Saúde e Assistência Social”, atestou a prefeita de Atalaia, que foi complementada por Renato: “O Arthur tem trabalhado pautas muito importantes para o Brasil, e em Alagoas não é diferente. No Pilar, por exemplo, estamos construindo um Centro Especializado em Reabilitação com recurso do presidente Arthur”.

Antes de se despedir, Fátima Canuto, por sua vez, parabenizou o deputado pelo trabalho cujo alcance salta aos olhos. “Nós utilizamos a política para transformar verdadeiramente a vida das pessoas. Nesse sentido, parcerias como a do presidente Arthur são fundamentais”, reforçou a deputada, recordando também o apoio que Arthur já dispensou à rede feminina de combate ao câncer, da qual Fátima é uma das principais voluntárias.