Investimentos fazem Pilar crescer 49 posições no ranking do Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgado na última sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), confirmou o avanço da educação municipal no Pilar, que saltou 49 posições no ranking do ensino fundamental I, alcançando a 20ª colocação entre os 102 municípios alagoanos.
– Clique aqui para acessar os resultados!
Tamanho crescimento é resultado da atenção especial dispensada aos anos iniciais, que compreendem os alunos do 1º ao 5º ano. Pilar, inclusive, foi o primeiro município de Alagoas a retomar as aulas, em 05 de março de 2021, quando o país ainda se preparava para a vacinação em massa contra a Covid-19.
Secretário de Educação, Clewerson Cavalcante recorda, entre outros feitos, o alcance do projeto de recuperação da aprendizagem criado pelo Município. Com ele, os alunos do 2º, 5º e 9º anos puderam estudar também no contraturno.
“Foi uma iniciativa fundamental para que superássemos os desafios impostos pela pandemia, que motivou a suspensão das aulas presenciais. Mas não cruzamos os braços. Muito pelo contrário, também buscamos motivar o professor da rede municipal, pagando uma gratificação por produtividade e capacitando o nosso corpo docente para o ensino remoto”, afirma o secretário.
Para o prefeito do Pilar, Renato Filho, os números refletem a série de investimentos já realizados para garantir uma educação de qualidade.
“Nossos alunos não deixaram de estudar durante a pandemia porque distribuímos chromebooks e levamos internet para as residências dos estudantes. E tudo isso quando ainda nem se falava em coronavírus. Pilar, inclusive, foi o primeiro município brasileiro a aderir ao Google for Education, plataforma criada para melhor atender as necessidades de professores e alunos”, destaca o prefeito da cidade que ganhou, em fevereiro deste ano, a primeira escola pública bilíngue do Nordeste.
Nos anos iniciais, Pilar (que obteve nota 5,6) também superou outras cidades economicamente importantes, como Marechal Deodoro, que ficou com nota 5,1, e Maceió, com 4,8. “E o nosso resultado também foi positivo nos anos finais [alunos do 6º ao 9º ano], já que saltamos trinta posições”, reforça Renato Filho.
O que é o Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Trata-se, portanto, de uma ferramenta com a qual cada gestor pode avaliar o desempenho de sua escola, norteando as ações pedagógicas de acordo com os problemas detectados.