Qualifica + Pilar conclui 12 novas turmas e forma mais 200 profissionais para o mercado de trabalho
Maior programa de qualificação profissional ofertado por um município em Alagoas, o Qualifica + Pilar segue transformando vidas. E nesta quarta-feira (21), o Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, foi palco da solenidade de formatura de mais 12 turmas, com cerca de 200 certificados entregues aos concluintes. Para 2023, inclusive, a Prefeitura Municipal já confirmou 45 novos cursos, nas mais variadas áreas de atuação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Welton Barbosa é gerente de Inovação, Tecnologia e Educação Profissional do Senai. Ele destacou, em discurso, o alcance da iniciativa. “Os profissionais que aqui estão já compreendem a importância de se qualificar. E não é todo município que busca parcerias para desenvolver competências em cada um de nós, o que é indispensável no mundo atual”, afirmou Barbosa, acrescentando que Pilar já supera a capital alagoana em número de cursos ministrados por instrutores do Senai.
Um dos cursos de maior procura foi o de Assistente de Recursos Humanos, que tem 160 horas/aula e formou mais de 40 pilarenses. Segundo o professor Cleverton Reis, todos deixam a sala de aula efetivamente prontos para o mercado. “Eles aprenderam, na prática, todo o processo de recrutamento e seleção, entre outras atividades. Trata-se de um curso universal e que, portanto, possui um alto nível de empregabilidade, já que toda empresa necessita deste setor”, explicou o instrutor.
Aluna do curso, Viviane Larissa é um exemplo de superação. Ela estuda em Maceió, onde conclui Administração, mas não perdeu a chance de também estudar na cidade onde mora. “Sempre é tempo de se qualificar. Já aguardo a resposta de uma empresa da capital que me convidou para uma entrevista de emprego, e justamente na área de Recursos Humanos. O fato de eu ter feito um curso do Senai já chamou a atenção por si só. Além disso, graças a esse mesmo curso, pude fazer um currículo mais profissional, à altura da vaga”, comentou a universitária.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Santos, o Qualifica + Pilar vai além da transferência de conhecimento.
“Este é um momento de muita alegria e satisfação. Isso porque o nosso programa também atinge um ponto essencial, que é o desenvolvimento humano. Todos saem muito motivados. E sempre buscamos nos adaptar à necessidade de cada aluno, seja em relação a transporte, seja a horário disponível para os estudos”, avaliou a secretária, destacando, ainda, a integração entre as secretarias e serviços ofertados pela Prefeitura, a exemplo do Banco Pop – que garante crédito para quem deseja empreender na cidade.
Prefeito do Pilar, Renato Filho, por sua vez, também acompanhou a solenidade. Na ocasião, ele garantiu seguir trabalhando para transformar verdadeiramente a vida das pessoas por meio da educação.
“Vivemos um momento em que as pessoas precisam cada vez mais de qualificação, para que possam alimentar suas famílias com o suor do seu trabalho. Por isso é que ofertamos duas mil vagas em diversos cursos, para que todos tenham a oportunidade de mudar de vida. Afinal, não existe futuro se não ele não vier através da educação. Não à toa, traçamos como meta atingir a marca de dez mil alunos matriculados na rede municipal no próximo ano”, disse o gestor, destacando o fato de Pilar já atrair empresas de grande porte.
“Seguiremos avançando. Em breve, Pilar também terá um programa de tecnologia e inovação voltado a startups que desejam investir em nossa cidade. E vamos concluir o nosso mandato com o maior número possível de pilarenses qualificados para o mercado de trabalho”, emendou.
Postado em 21 de dezembro de 2022