Prefeito Renato Filho anuncia compra de cadeiras de rodas e reforça apoio à pessoa com deficiência

O Setembro Verde é uma campanha nacional criada para conscientizar a população sobre os desafios da pessoa com deficiência, alertando sobre a importância da inclusão de quem precisa lidar com problemas como o preconceito e a falta de acessibilidade. E na semana em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, o prefeito do Pilar, Renato Filho, garantiu a aquisição de cadeiras de rodas para todos os pilarenses com dificuldade de locomoção.

O anúncio foi feito durante uma caminhada realizada nesta sexta-feira (23) e que percorreu várias ruas da Chã do Pilar. O evento abordou questões como o capacitismo, ou seja, a discriminação contra pessoas com deficiência, mobilizando também professores e estudantes da rede municipal de ensino – que, inclusive, dispõe de toda a estrutura necessária para acolher 265 jovens com deficiência, a exemplo das salas de recursos multifuncionais, adaptando o processo de ensino e aprendizagem à característica de cada aluno.

Presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Pilar (Adefip), Jean Marcelino dos Santos destacou a importância do apoio da Prefeitura à entidade que, desde 1995, oferta serviços de fisioterapia, hidroterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, além de serviço social.

“Nós já realizamos esse trabalho, mas a dificuldade era grande para se conseguir não só cadeiras, mas também bengalas e andadores, junto aos parceiros da associação. Confesso que fiquei muito feliz e surpreso com a notícia. Isso porque vamos conseguir atender cerca de cem pessoas que realmente precisam de cadeiras de rodas”, revelou o presidente da associação que assiste mais de 300 pilarenses.

Já o prefeito Renato Filho reforçou que todas as pessoas com deficiência vão receber sua cadeira, inclusive aquelas que necessitam do equipamento motorizado.

“Fiz questão de participar da caminhada alusiva à luta da pessoa com deficiência em nossa cidade, que já tem quase 100% de suas ruas pavimentadas, minimizando, assim, os transtornos da falta de acessibilidade, resultado da falta de compromisso de gestões anteriores”, disse o prefeito, reafirmando a parceria com a Adefip. “E vamos comprar também as cadeiras motorizadas. Por isso, peço a todos os interessados que já procurem a Adefip, que vai listar as pessoas que realmente precisam desses equipamentos”, emendou.

A Associação dos Deficientes Físicos do Pilar fica localizada na quadra C, lote 6, do Loteamento Edite França. Para mais informações, basta entrar em contato por meio do telefone (82) 99376-3309.