Pilar Startup Challenge é destaque no Trakto Show 2022

Mais do que reunir jovens empreendedores numa imersão de 72 horas, o Pilar Startup Challenge é um desafio capaz de transformar vidas. Isso porque, além de democratizar a inovação, o evento lançado nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções de Maceió, promete descobrir protótipos que vão impactar não apenas a cidade do Pilar.

O desafio, que bateu recorde de inscritos e vai pagar R$ 90 mil em prêmios, integra a programação do Trakto Show 2022 – considerado o maior evento de negócios do Nordeste. Os projetos abordam temas sobre educação e saúde, além da área socioambiental. Vence a equipe que apresentar a solução mais exequível.

A comissão julgadora, por sua vez, é formada por cinco pessoas, sendo um proprietário de startup e um professor universitário, além de representantes do Sebrae e da Trakto, plataforma de design gráfico online. Já o prefeito do Pilar, Renato Filho, terá o voto de minerva, premiando a grande campeã com um cheque no valor de R$ 15 mil.

Durante os três dias de imersão, os 45 jovens selecionados também podem acessar o aquário da inovação, onde foi montada uma ilha de computadores com Wi-Fi gratuito, além de conhecer, virtualmente, tudo o que cidade tem de melhor. Já no sábado (20), último dia do encontro, será a vez de sortear uma cadeira gamer entre os participantes que acertarem o Quiz Pilar.

Especialista em hackathon – espécie de maratona criada para solucionar diferentes problemas e desafios – e criadora da metodologia para inovação denominada “Desafio Insano”, Maria Gabriella Gomes destaca o alcance do evento.

“Tivemos apenas duas semanas para planejar tudo, mas o prefeito [Renato Filho] foi desafiado e abraçou a iniciativa, transformando a cidade em um grande laboratório para as startups e ofertando a capacitação necessária para que cada empreendedor possa concretizar sua ideia. Afinal, atributos como a liderança não se desenvolve em sala de aula”, conta a empresária e parceira da Prefeitura do Pilar.

Para ela, a interação com os gestores também tem sido fundamental. “Os secretários municipais vêm conversando com os participantes para que todos possam conhecer os problemas e, portanto, saber como solucioná-los na prática. E a população também interage, o que é muito legal. Isso ajuda bastante para que, no sábado, possamos ver as ideias virarem negócio”, reforça Gabriella.

Eduardo Martiniano, que tem apenas 16 anos de idade, é um dos competidores. Ele vem desenvolvendo um projeto para facilitar a comunicação entre o sistema público de saúde e seus usuários.

“A minha solução é o chat saúde, que vai integrar o sistema de saúde e a população, não havendo a necessidade de se recorrer à burocracia de uma plataforma externa, por exemplo. Com o chat, o cidadão poderá acessar qualquer informação, por meio da inteligência artificial, via WhatsApp. Essa ideia também favorece o meio ambiente e pode, inclusive, ser aplicada em outras áreas”, revela o estudante, acrescentando que o Pilar Startup Challenge ‘tem sido uma experiência incrível’.

Quem também visitou o aquário da inovação foi a consultora de Recursos Humanos Ana Cláudia Oliveira, que se mostrou surpresa com as conquistas do Município. “Eu perdi o Quiz porque não sabia que Pilar tinha um banco de fomento ao empreendedorismo. Gostei muito da iniciativa porque é sempre importante conhecer aquilo que o nosso estado tem de bom. Hoje, pude descobrir que Pilar é muito mais do que a terra do peixe bagre”, comentou.