Prefeitura do Pilar garante 30 ônibus para o transporte de quase 1,5 mil romeiros neste sábado
Está tudo pronto para a maior romaria de Alagoas rumo à Juazeiro do Norte-CE. E ela vai partir da cidade do Pilar, onde a Prefeitura disponibilizou 30 ônibus para centenas de pilarenses que aguardam, ansiosos, a viagem à terra de Padre Cícero.
Suspensa por dois anos em virtude da pandemia da Covid-19, a romaria ao Juazeiro é uma tradição entre os devotos do santo padre, razão pela qual a Prefeitura do Pilar garantiu o transporte para quase 1,4 mil pessoas. E o embarque já tem dia e hora.
Os ônibus sairão da Igreja Nossa Senhora do Pilar, no centro da cidade, com destino ao interior cearense no próximo sábado (10), às 6h. Todos os veículos têm ar condicionado, além, é claro, de toda a segurança necessária para que os romeiros façam uma viagem tranquila. O retorno está programado para a quinta-feira (15).
Uma reunião realizada nesta quinta-feira (08), no pátio da Secretária de Assistência Social, definiu os últimos detalhes da viagem. Na ocasião, a secretária Mônica Benvindo explicou que os ônibus são de uma mesma empresa que venceu o processo licitatório. Todos, inclusive, já foram vistoriados pela equipe da Secretaria de Transportes do município.
“Os ônibus são todos iguais, ou seja, oferecem o mesmo conforto”, reforçou a secretária, acrescentando que os romeiros também receberão kits contendo máscara de proteção, álcool em gel e medicamento para dor e febre.
Quem também participou do encontro foi o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes. Ele lembrou que cada fretante [líder de um grupo de romeiros] vai receber, ainda, um kit de primeiros socorros. “Cada ônibus terá seu próprio kit contendo termômetro, soro para reidratação oral, remédio para enjoo, entre outros utensílios”, destacou.
O prefeito do Pilar, Renato Filho, por sua vez, confirmou que também vai pegar a estrada rumo à Juazeiro, frisando o esforço da Prefeitura em proporcionar mais um momento inesquecível aos devotos, em respeito à cultura, fé e religiosidade dos pilarenses.
“Faremos uma retomada com absoluta segurança. Além disso, todos vão receber camisas alusivas à romaria. E no domingo pela manhã, quando já estivermos em Juazeiro, faremos também a nossa confraternização com um churrasco que preparamos especialmente para os nossos queridos romeiros”, disse o prefeito.
Maria José dos Santos, 43 anos, é dona de casa e não vê a hora de viajar. Ela, inclusive, já perdeu as contas de quantas vezes foi à terra de Padre Cícero Romão Batista. “Dois anos é muito tempo sem ver o meu padrinho. E é sempre bom porque a gente se diverte muito. Com todo mundo junto, um anima o outro e a viagem não fica cansativa”, afirmou a devota, sobre o deslocamento quer dura, em média, 10 horas.