Aulão de dança conscientiza sobre prevenção ao câncer de mama
A noite dessa terça-feira (18) foi de diversão, mas também de muita conscientização para dezenas de pilarenses que participaram de mais um evento alusivo à campanha Outubro Rosa. Desta vez, o aulão de dança aconteceu na Praça Santa Terezinha, na Chã do Pilar, mobilizando vários profissionais da Academia de Saúde, Casa da Mulher Pilarense e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), todos imbuídos de um só propósito: a prevenção ao câncer de mama.
Mas antes de os professores colocarem a turma para dançar, a nutricionista Wiliane Quirino subiu ao palco para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Sempre enfatizamos a questão da prevenção, que se dá quando nós aliamos alimentação saudável à prática regular de atividade física. Além disso, o quanto antes se descobre a doença, maiores são as chances de cura”, afirmou a profissional do NASF.
Quem também bateu um papo superdescontraído com os homens e mulheres presentes foi a enfermeira Lays Costa, cuja dinâmica fez sucesso entre os presentes. É que, além de declamar um poema que aborda a necessidade do autoexame e, por ventura, de assistência médica em tempo hábil, ela utilizou seios de silicone para mostrar, de forma mais didática, como identificar um nódulo.
“Durante a demonstração, convidei três participantes que puderam apalpar o material. Duas delas conseguiram identificar o nódulo sem dificuldade, enquanto a terceira precisou de uma ajudinha para, então, sentir o caroço. Dessa forma, também conseguimos convencer mais pessoas do público alvo a realizarem o exame de mamografia”, explicou a enfermeira, reforçando o alcance da iniciativa, bem como a receptividade do público.
E ainda teve lanche e distribuição de brindes e panfletos informativos, como explica o coordenador do NASF, Paulo Adriano. “Nós incentivamos as pessoas que não integram o grupo prioritário [mulheres com idade entre 50 e 69 anos] a trazerem mulheres dessa faixa etária, para que pudéssemos orientar um número ainda maior de pilarenses na noite de hoje”, destacou o coordenador, lembrando que a programação do Outubro Rosa no Pilar segue – com várias ações – até o próximo dia 27.