Com foco na qualidade de vida, projeto alia atividade física à reeducação alimentar

A política de prevenção à saúde é uma das prioridades no Pilar. Nesse sentido, a Prefeitura desenvolve mais um importante projeto, que alia atividade física à importância da reeducação alimentar. E esta quinta-feira (06) também foi dia de se exercitar, com o professor de dança Eduardo Rodrigues fazendo a alegria das alunas que, além de emagrecer com saúde, buscam se socializar e garantir mais disposição para o dia a dia.

As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, no espaço multieventos do Residencial Pilar II. A turma também conta com acompanhamento psicológico e nutricional, sempre com foco na qualidade de vida. E quem perder mais peso em 30 dias vai ganhar um prêmio surpresa da Prefeitura, como explica o coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Paulo Adriano.

“O projeto também busca combater males como a ansiedade, que ganhou espaço em meio à pandemia, fomentando a prática regular de atividade física, seja com a dança, a ginástica ou o treino funcional. As alunas são estimuladas a adotar hábitos saudáveis, seguindo o plano alimentar sugerido por nossa equipe”, conta o coordenador, acrescentando que a vencedora do desafio com mais de 50 participantes será conhecida ainda este mês.

“Vamos considerar critérios como peso, altura e circunferência abdominal, além da própria assiduidade da aluna. Vale lembrar que todas as akunas passaram por uma avaliação, considerando os níveis de flexibilidade e pressão arterial, entre outros fatores. E a intenção do prefeito Renato Filho é estender esse projeto para várias outras localidades”, reforça Paulo, destacando o alcance da iniciativa.

Nutricionista da Prefeitura, Ana Eleia também participou do encontro desta quinta-feira, ocasião em que reforçou a importância da reeducação alimentar.

“É primordial, inclusive, para se reduzir a ingestão de alguns medicamentos. E esta reeducação considera a realidade socioeconômica de cada família, para que todas realmente aprendam a se alimentar e possam emagrecer com saúde, sem atropelos. Por isso é que temos esse cuidado, para que elas consigam substituir um item por outro mais barato, sem que haja perda de nutrientes. Afinal, perder peso não é caro”, avalia a nutricionista.

Adjane Maria dos Santos é aluna do projeto e não esconde a satisfação de poder cuidar da saúde, além de se confraternizar diariamente. “Estou muito feliz porque sempre gostei de dançar. Quando o Renatinho [prefeito] disse que iria criar essas turmas, não perdi tempo. Venho todos os dias porque quero emagrecer, ganhar o prêmio e dançar com o prefeito para comemorar”, avisa a dona de casa.

Para o professor Eduardo Rodrigues, ‘poder contribuir para melhorar a autoestima de tanta gente é mais que gratificante’. “Minha turma é muito bacana. Elas estão muito focadas e me motivam a fazer uma aula cada vez melhor que a outra”.