Em apenas cinco meses, Casa da Mulher Pilarense já contabiliza 2,2 mil atendimentos
Inaugurada em outubro, a Casa da Mulher Pilarense se tornou uma referência em atenção à saúde da mulher em Alagoas. O espaço, que também é o primeiro do Brasil destinado ao acolhimento integral da vítima de violência doméstica e familiar, dispõe de toda a estrutura necessária para o diagnóstico precoce de diversas doenças, principalmente o câncer. A casa oferece, ainda, práticas integrativas e complementares, como yoga, pilates e hidroginástica.
Diretora da Casa da Mulher, Thayne Costa explica que a unidade é mais que um local de promoção à saúde. Com atendimentos de ginecologia, obstetrícia, psicologia e mastologia, o espaço se caracteriza pela capacidade de humanizar cada serviço, da assistência social à consulta com cirurgiões plásticos, passando pelos exames de ultrassonografia e de pulsão, mamografia, colposcopia e cardiotocografia.
“Nós já temos recebido, inclusive, pessoas de outras cidades e até de outros estados, como Itabaiana, em Sergipe. Todos se encantam com o que veem aqui. Em fevereiro, uma comitiva do Hospital do Amor [que fica em Barretos (SP) e é referência nacional em Oncologia] veio nos visitar para conhecer o nosso trabalho. A Casa da Mulher, inclusive, já recebeu uma premiação ainda no ano passado, em reconhecimento ao serviço de excelência que ofertamos”, conta a diretora, reportando-se ao Prêmio Município Amigo da Mulher, concedido pelo Governo do Estado.
Ainda segundo a diretora, o espaço também vai contar, em breve, especialidades como otoplastia (correção de orelha) e blefaropastia (cirurgia das pálpebras). “Oferecemos, ainda, tratamentos como a ventosaterapia, que melhora a circulação sanguínea, e adbominoplastia para mulheres que desejam retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen. E com a Casa da Mulher, nós descentralizamos os serviços e otimizamos os atendimentos, o que também nos trouxe maior resolutividade”, reforça Thayne, acrescentando que já são 2,2 mil atendimentos desde a inauguração.
Carla Patrícia Gomes é paciente da Casa da Mulher Pilarense e, após consulta, voltou à unidade para realizar um exame de ultrassom. Não enfrentou fila e parabenizou o atendimento. “Foi tudo muito rápido. Aguardei sentada e me chamaram com apenas quinze minutos. Estão todos de parabéns. Só tenho a agradecer a toda a equipe e, principalmente, ao prefeito Renato Filho por todo esse cuidado”, disse a dona de casa.
Idealizada pela deputada Fátima Canuto – outra grande incentivadora da Patrulha Maria da Penha no Pilar –, a Casa da Mulher funciona de segunda à sexta-feira, de 7h às 20h, e aos sábados quando, eventualmente, acontecem mutirões na unidade.