Em três meses, Pilar amplia acesso aos serviços de saúde em 30%

O fortalecimento da Atenção Primária na Saúde da cidade de Pilar resultou no aumento de 30% no acesso aos serviços em apenas três meses. A ampliação é resultado do programa Saúde em Ação, iniciativa da Prefeitura do Pilar que contratou 125 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para reforçar as equipes.

Até agosto, a Secretaria de Saúde contabilizava 8.868 atendimentos. Com o programa, este número saltou, três meses depois, para 11.520.

O programa contemplou, inclusive, os pacientes que não têm condições físicas para se deslocar até a unidade de Saúde mais próxima. Nestes casos, as equipes foram até a casa dos pacientes para realizar os atendimentos em domicílio. Outra novidade foi o atendimento noturno, que aconteceu nas 13 Unidades Básicas de Saúde do Pilar.

As equipes também percorreram estabelecimentos comerciais da cidade para atualizar os cartões de vacinação, aferir a pressão arterial e medir a glicemia dos trabalhadores, sem qualquer prejuízo à empresa ou colaborador durante o expediente. O intuito foi facilitar a vida de quem não consegue se deslocar à unidade de saúde no horário comercial, como explica o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes.

“Iniciativas como esta nos ajudam a superar o impacto da pandemia da Covid-19. Foi por isso que reunimos todos os técnicos da secretaria e traçamos uma estratégia de sucesso na Atenção Básica. Temos 100% de cobertura e, desse modo, conseguimos evitar que grande parte dos problemas evoluam para a média complexidade”, avalia o secretário.

Paralelamente, o Município também ampliou a oferta de citologias, alcançando 1.297 atendimentos no mesmo período, a fim de identificar precocemente neoplasias malignas do colo do útero em mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Já o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) também apresentou avanço significativo, saindo de 75 pacientes atendidos em três meses para 432 em igual período, perfazendo 72% do total de pacientes nesta condição (acamados).

Busca Ativa da Vacinação – Outra conquista diz respeito à atualização dos cartões de vacina. É que, além das unidades básicas, os profissionais também realizaram uma busca ativa nas residências e escolas do município, percorrendo 4.292 casas e aplicando 4.112 vacinas.

Gerente de Atenção Primária à Saúde, Marcel Damasceno reforça também a resolutividade do programa Saúde em Ação entre os portadores de hipertensão arterial e diabetes. “Os números falam por si. Foram quase 8 mil atendimentos em três meses. É dessa forma que o Município de Pilar fortalece cada vez mais a oferta de uma ação integral em saúde”, avalia o gerente.

Postado em 02 de janeiro de 2023