Mostra Brasil Aqui tem SUS: projeto do Pilar é eleito o melhor do Nordeste

O Município do Pilar foi destaque na 17ª edição da Mostra Brasil Aqui tem SUS, realizada na faculdade Uniderp, em Campo Grande-MS. Com o projeto “Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para a abordagem da hanseníase no município do Pilar”, apresentado pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Francinny Wanderley da Rocha, Pilar recebeu, nessa quinta-feira (14), o prêmio de melhor trabalho da região Nordeste.

O projeto surgiu da necessidade de se compreender a dinâmica da doença por meio de dados epidemiológicos. Foi dessa forma que o Município chegou ao denominado “cluster”, que nada mais é do que uma área considerada de risco para hanseníase. A coordenadora reforça que o trabalho, portanto, foi considerado inovador e eficaz porque favoreceu uma análise fiel das ações de controle, bem como o diagnóstico precoce.

“Com base no estudo da série histórica de casos, identificamos uma área que nos chamou a atenção. Foi quando capacitamos novamente todos os profissionais envolvidos, que passaram, assim, a atuar de forma mais profícua”, explica a coordenadora, para quem o Prêmio IdeiaSUS 2022 (foto) só reforça a importância do SUS na assistência à saúde da população brasileira.

Tamanho reconhecimento também é fruto da seriedade com que cada serviço de saúde é ofertado no Pilar, como destaca o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes. “Isso demonstra o compromisso de toda a equipe, bem como a sensibilidade do nosso prefeito, Renato Filho, que acredita no Sistema Único de Saúde”, afirma o secretário, acrescentando que, agora, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai acompanhar de perto as ações a serem desenvolvidas no Pilar ao longo dos próximos 12 meses.

“Agradeço também à amiga e coordenadora de Vigilância em Saúde, Francinny Wanderley, que tão bem representou a nossa cidade. Estamos todos muito felizes por este momento. Não por acaso, Pilar orgulha Alagoas e serve de exemplo para todo o Brasil”, emenda Moraes.

A mostra Brasil Aqui tem SUS ocorreu paralelamente à realização do congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), reunindo 343 experiências exitosas e proporcionando uma grande troca de conhecimento – entre técnicos, gestores e representantes de empresas públicas e privadas de várias regiões do país – sobre serviços, produtos e tecnologias ligados à saúde pública.