Guarda Municipal do Pilar inicia curso em segurança interativa e mediação de conflitos

A cidade do Pilar segue avançando em todas as áreas, e uma delas é a segurança pública. Nessa quarta-feira (19), a Guarda Municipal deu mais um importante salto de qualidade com o início do curso de operador em segurança interativa e mediação de conflitos comunitários. Destinado aos 118 guardas municipais do Pilar, o curso – que acontece na própria sede da instituição – segue até o dia 14 de novembro, totalizando 40 horas/aula.

A aula inaugural aconteceu no auditório do Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, onde o comandante da Guarda, coronel PM Robson Cavalcante, destacou a importância da iniciativa.

“O curso foi planejado pela direção da própria Guarda Municipal de Pilar e será coordenado pelo major Iran Rêgo, chefe do Setor de Prevenção à violência da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Já os professores serão militares especialistas no tema”, explicou o comandante, acrescentando que os guardas foram divididos em quatro turmas, para que todos possam melhor assimilar o conteúdo da capacitação.

Presente ao evento que também reuniu vereadores e secretários municipais, a vice-prefeita Ivanilda Rodrigues, por sua vez, lembrou a passagem do Dia Nacional da Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro. “A Guarda está sempre presente em nosso dia a dia. Por isso é que eu não poderia deixar de externar a gratidão do povo pilarense a todos vocês”, afirmou Rodrigues, que, na oportunidade, representou o prefeito Renato Filho.

E no Pilar, a Guarda não se limita a preservar a patrimônio do Município, protegendo servidores e usuários do serviço público. Com a Ronda Municipal (Romu), os guardas também dispõem de viaturas e armamento próprios para as rondas realizadas, diariamente, em toda a cidade, auxiliando as demais forças de segurança no combate à violência. Foi assim que Pilar superou, inclusive, a condição de cidade mais violenta do país, como apontado, em 2016, pelo Ministério da Justiça.

“É por meio de capacitações como esta que podemos contribuir para solucionar os mais diversos problemas sociais, e sempre buscando ouvir a população, para que tenhamos uma cidade cada vez melhor de se viver”, emendou o comandante da Guarda Municipal.