Prefeitura do Pilar oficializa entrega de 50 pistolas Glock à Guarda Municipal

O município do Pilar vive um novo momento. E a mudança de patamar também passa pela atenção dispensada à Segurança Pública. Nesta quinta-feira (08), a Prefeitura oficializou a entrega de 50 pistolas à Guarda Municipal, durante solenidade realizada no auditório do Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, e que reuniu várias autoridades.

Além das pistolas semiautomáticas, calibre.40, os agentes também receberam capacetes e capas para chuva. Agora, a Guarda Municipal é a única do Norte e Nordeste a fazer uso da pistola importada da Áustria, como atesta o comandante da Guarda Municipal do Pilar, coronel PM Robson Cavalcante.

“Essa pistola está entre as mais conceituadas do mundo. E nossa Guarda foi a primeira a concluir o curso de formação ofertado pela Polícia Civil de Alagoas. Foram quase quinhentas horas de curso e uma média de quinhentos disparos por agente. Eles [guardas] estão ainda mais preparados para atuar em parceria com as demais forças, elevando a sensação de segurança em nossa cidade”, disse o comandante, acrescentando que, além da Guarda do Pilar, apenas as de Maceió e São Miguel dos Campos utilizam arma de fogo.

Na gestão do prefeito Renato Filho, o Município já investiu mais de R$ 1 milhão no aparelhamento da Guarda Municipal do Pilar, que terá sua sede reformada. E a Prefeitura já se prepara para mais uma importante aquisição.

“Já autorizei o pessoal da Guarda a pesquisar qual a arma longa mais potente do mercado. Nossa preocupação é sempre garantir os melhores equipamentos, para que o servidor possa realizar um trabalho de excelência. Portanto, seguiremos reforçando a segurança dos nossos guardas e, consequentemente, da sociedade pilarense”, assegurou Renato, acrescentando que, em breve, Pilar também vai receber um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar.

“Teremos a nossa própria unidade do Corpo de Bombeiros. Paralelamente, vamos também estudar a criação da nossa Secretaria Municipal de Segurança Pública, estabelecendo uma pasta que cuide especialmente dessa área. Tudo isso é resultado do trabalho que realizamos lá atrás, quando investimos não apenas em segurança, mas também em iluminação pública e no esporte e lazer, por exemplo. Foi com esse conjunto de ações que retiramos o Pilar do mapa da violência”, emendou o gestor.

Presente à solenidade, o subcomandante do 8º Batalhão, capitão PM Pinheiro, também destacou o pioneirismo do Município. “Esse investimento vai chegar ao ouvido dos grupos que combatemos em Alagoas, inibindo a criminalidade. Isso contribui bastante porque, com essa estrutura bélica, Pilar se consolida como uma referência em segurança”, comentou o oficial.

O guarda municipal Carlos Feitosa, por sua vez, declarou que as novas armas são a realização de um sonho. “Esse armamento se junta às outras quinze pistolas, calibre 380, que já utilizávamos, inclusive, com a Ronda Municipal. É algo tão importante quanto o bisturi para um cirurgião. Só temos a agradecer ao prefeito Renato Filho por valorizar o nosso trabalho”.

Também estiverem presentes à solenidade a vice-prefeita Ivanilda Rodrigues, o vereador José Rodrigues Júnior e os secretários Paulo Santos (Governo), Rodrigo Sarmento (Administração), Rafael Barros (Infraestrutura), Mônica Benvindo (Assistência Social) e Wilker Leite (Finanças).