Prefeitura de Pilar inicia campanha de adesão ao Cadastur

Ascom Pilar

O turismo avança a passos largos em Pilar, que se prepara para receber equipamentos como o primeiro teleférico de Alagoas e a maior estátua de Jesus Cristo do mundo. E é para fortalecer o segmento capaz de incrementar a economia local, fomentando a geração de emprego e renda, que a Prefeitura iniciou uma grande campanha de adesão ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Obrigatório para pessoas físicas e jurídicas, o cadastro mira a formalização dos prestadores de serviços turísticos em todo o país, proporcionando oportunidades de qualificação, acesso a linhas de crédito, entre outras vantagens. O Município, por sua vez, pode elevar sua classificação junto ao Mapa do Turismo Brasileiro, facilitando a busca por recursos para o fomento da atividade.

Para se cadastrar, basta acessar o site do Cadastur (cadastur.turismo.gov.br). Gratuito, o cadastro é válido, para os guias de turismo, por até cinco anos. Uma vez cadastrado, o guia ou empresa também pode receber o selo Turismo Responsável, programa do governo federal que estimula a adoção de boas práticas.

Turismóloga do Município, Priscila Pereira destaca a importância do trabalho de conscientização realizado pela Secretaria de Turismo e Eventos, cujas equipes percorrem as principais ruas da cidade.

“Realizamos diversas ações para orientar a todos sobre o cadastro. Com ele, o Município pode quantificar os serviços existentes e, conhecendo a demanda local, auxiliar toda essa cadeia produtiva, que vai do proprietário de um restaurante ao vendedor de coco. Somente assim é que se consegue identificar oferta e demanda, além de fatores como o tempo de permanência e o gasto médio do visitante. Ou seja, todos saem ganhando”, atesta a servidora.