Noite virou dia: Pilar já tem 96% da iluminação pública em led
O investimento em iluminação pública salta aos olhos no Pilar. É que a Prefeitura já instalou lâmpadas de led em praticamente todo o município. Não há quem não sinta a diferença, seja na periferia ou nos principais pontos turísticos, a exemplo do avião instagramável, recentemente instalado na entrada principal da cidade e que deve ser aberto à visitação nos próximos dias.
A avenida que dá acesso ao avião, por exemplo, também ganhou um calçadão que, agora, permite aos moradores a prática regular de atividade física, com direito a paisagismo também executado, ao longo de dois quilômetros de pista, pela equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo, como explica o secretário José Valter.
“Esta é a primeira parte da obra que também vai permitir ao pedestre acessar, com segurança, o Hospital do Futuro. E tudo isso só está sendo possível graças ao empenho do prefeito Renato Filho, que organizou a casa e até já quitou débito contraído por gestões anteriores junto à Equatorial. E ele [prefeito] sabe aplicar os recursos disponíveis, o que faz toda a diferença”, afirma o secretário.
Outra grande novidade vai significar mais economia aos cofres públicos. É que as luminárias vão receber uma tecnologia pouco vista Brasil afora, permitindo à Prefeitura controlar todo o sistema de iluminação por meio da chamada telegestão.
“Por meio do telefone celular, o operador poderá aumentar ou diminuir a intensidade da luz. Isso permite uma economia significativa, já que os momentos de o sol nascer e se por se alteram conforme a estação do ano. No inverno, por exemplo, a tendência é que a noite caia mais rápido. Além da economia, isso também vai favorecer a durabilidade de cada lâmpada, pois, o equipamento terá menos horas trabalhadas”, avalia José Valter, acrescentando que, em breve, trecho da orla lagunar também vai receber melhorias.
Há dois anos, Daniel Gustavo trabalha como vigilante e atesta os ganhos com a iluminação. “Está bem iluminado. E esta área, que era apenas comercial, já começa a receber mais pessoas durante a noite, o que é muito legal”, comemora o funcionário de uma empresa de laticínios.
Os benefícios, ressalte-se, também estão presentes na periferia. O Conjunto Rubens Canuto, por exemplo, também recebeu nova iluminação, permitindo que todos pudessem retomar o hábito de jogar conversa fora à porta de casa. E não havia sequer poste no trecho que dá acesso ao Conjunto Padre Ernesto, problema que foi resolvido com a chegada das luminárias.
“Agora está perfeito. Essa região era escura demais, e fazia muito tempo que a gente cobrava uma solução porque todo mundo tinha receio de passar por aqui”, recorda Cícero Souza, morador das Casas Novas.